Edward Uhler Condon

Edward Uhler Condon, nascido a 2 de Março de 1902 e falecido a 26 de Março de 1974, foi um distinto físico nuclear americano, pioneiro no campo da mecânica quântica e um dos responsáveis na criação de radares e no desenvolvimento do armamento nuclear no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Foi também presidente da Associação de Físicos Americanos e professor na Universidade do Colorado, na qual dirigiu um polémico estudo do fenómeno OVNI patrocinado pela Força Aérea dos EUA.
Nasceu em Alamogordo, no Novo México (EUA), e obteve o seu grau de Doutor em Filosofia na Universidade da Califórnia, em 1926.
Em 1943 Condon ingressou no Projecto Manhattan, contudo passadas seis semanas demitiu-se, no rescaldo dos seus conflitos com o general Leslie R. Groves, director militar do projecto.
Condon foi um dos vários físicos americanos, entre finais dos anos 40 e primórdios dos anos 50, a despoletar a atenção do Comité Para as Actividades Antiamericanas (CPAA), tendo inclusive sido considerado o “elo mais fraco” da segurança dos Estados Unidos.
Em 1948 o presidente Harry Truman, sentado ao seu lado na Convenção Anual da Associação Americana para o Desenvolvimento Científico, denunciou o presidente da CPAA referindo que investigações cientificas cruciais “poderiam ser impossibilitadas devido à criação de uma atmosfera na qual nenhum homem se sentia seguro contra a difusão pública de rumores, mexericos e vilificações sem qualquer fundamento”. Sugerindo que tal coisa era típica do “ambiente de um país totalitário”.
Carl Sagan, outrora aluno de Condon, documentou o testemunho do próprio Condon quando este foi obrigado a apresentar-se perante uma comissão de averiguação: “Dr. Condon, temos indicação de que está à frente de um movimento revolucionário na Física que dá pelo nome de – e aqui o inquisidor leu lenta e cuidadosamente as palavras – “mecânica quântica. O que nos leva a crer que, estando à frente de um movimento revolucionário… possa estar também à frente de um movimento revolucionário de outro género.”
Contudo, a única acusação que conseguiram fundamentar foi de, quando ainda se encontrava na escola, ter trabalhado como ardina num percurso no qual era distribuído um jornal socialista…
Entre 1966 e 1968, Condon dirigiu o Projecto OVNI da Universidade do Colorado. Apesar do projecto se encontrar assolado pela controvérsia e pelas dissidências internas, a sua conclusão – de que todos os Objectos Voadores Não Identificados podem ser prosaicamente explicados – têm sido considerada crucial no parco interesse que o campo de pesquisa OVNI desperta entre os cientistas e os académicos convencionais.
A cratera Condon, na superfície da Lua, foi baptizada em sua honra.

Obras publicadas/a publicar
Análise Científica dos Objectos Voadores Não Identificados

0 comentários para “Edward Uhler Condon”: